Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Durante a vida na tropa o escoteiro participa das atividades e percorre uma trilha evolutiva que chamamos de progressão. Ao acumular um certo número de atividades, conquista os distintivos
Parte das atividades ocorre durante as reuniões. Outras são feitas em casa, com a ajuda de amigos e da família. O papel dos adultos nesse processo é de motivar e estimular o jovem na conquista gradual dos distintivos e insígnias.
Esses são os recursos para acompanhar a progressão:
Manual Tropa Escoteira em Ação, disponível para venda na Loja Escoteira e na lojinha do G.E. Bororós. Também está disponível aqui para download.
Fluxograma de Progressão Escoteira, também disponível para compra
Mappa Jovem, um APP disponível nas lojas de aplicativos para acompanhamento digital da progressão. As instrução do Mappa estão adiante.
O sistema de progressão do escoteiro é chamado de ‘Guia de Atividades’. São 136 atividades divididas em 6 áreas de conhecimento:
Físicoa
Intelectual
Caráter
Afetivo
Social
Espiritual
É a primeira etapa do futuro escoteiro na Tropa. O aspirante a escoteiro deverá cumprir 10 tarefas conduzidas pela chefia nas reuniões. (pág. 10 e 11 do guia)
CERIMÔNIA DE PROMESSA
Quando completar o Caminho do Integrar, é sinal que está pronto para a Cerimônia de Integração e para fazer a sua promessa de Lobinho. No Bororós, a cerimônia é cercada por muita simbologia e alegria, e os pais e mães estão convidados. Nesse dia o lobinho deverá estar uniformizado para receber o lenço escoteiro Bororos, bem como os distintivos que fazem parte dessa primeira etapa.
Um dos distintivos que recebe é o ‘pata tenra’, que marca a primeira conquista do lobo.
CAMINHO DO INTEGRAR
É a primeira etapa do futuro lobinho na Alcateia dentro do Caminho da Jângal. O aspirante a lobinho deverá cumprir 7 tarefas conduzidas pela chefia nas reuniões.
(pág 10 e 11 do guia)
.
.
.
CERIMÔNIA DE PROMESSA
Quando completar o Caminho do Integrar, é sinal que está pronto para a Cerimônia de Integração e para fazer a sua promessa de Lobinho. No Bororos, a cerimônia é cercada por muita simbologia e alegria, e os pais e mães estão convidados. Nesse dia o lobinho deverá estar uniformizado para receber o lenço escoteiro Bororos, bem como os distintivos que fazem parte dessa primeira etapa.
Um dos distintivos que recebe é o ‘pata tenra’, que marca a primeira conquista do lobo.
Os adultos exercem um papel muito importante ao acompanhar e motivar os lobinhos a perseguir os distintivos. Durante as reuniões a Chefia estimula e promove as atividades, porém nem sempre é possível fazer com que os lobinhos anotem em seus guias as atividades.
Assim, pede-se que os pais e mães:
Que ajudem os lobinhos a lerem os guias, e perseguir as atividades;
Perguntem aos lobinhos o que fizeram na reunião, buscando relacionar às tarefas;
Lembrem os lobinhos de anotarem no Guia cada atividade;
Marquem no Mappa (aplicativo) as atividades, sempre alinhando com o lobinhos junto.
Estimulem os lobinhos a procurarem a Chefia para `validar` as atividades.
( ) S1 – Saber como é organizada a Alcatéia, conhecer as pessoas que dela fazem parte, saber fazer as formações e atender as vozes de comando dos Velhos Lobos.
( ) S2 – Ouvir o episódio “Irmãos de Mowgli“ (1ª parte) do Livro da Selva de Rudyard Kipling.
( ) S3 – Usar o Lema do Lobinho, a Saudação, o Aperto de Mão e participar do Grande Uivo, compreendendo seus significados.
( ) A1 – Conversar e brincar com todos os (as) lobinhos (as) e com os Velhos Lobos.
( ) C1 – Saber quem é Baloo e porque ele ensina a viver de acordo com a Lei da Jângal. Conhecer a Lei do Lobinho e a Promessa, compreendendo os seus significados.
( ) A8 – Contar para um Velho Lobo sobre três boas ações que praticou em casa ou na escola.
( ) S4 – Conhecer o uniforme de lobinho ou traje escoteiro usado por sua Seção e os distintivos que irá receber neste período
CAMINHO DO DESCOBRIR / RASTREAR – PÁG 58 A 75
Ao completar 30 atividades, conquista o distinitivo do Saltador. Quando completa as outras 29 atividades, conquista o distintivo de Rastreador.
FÍSICO: BAGHERA
( ) F1 – Conhecer e praticar os cuidados básicos de higiene que protegem a sua saúde.
( ) F2 – Saber vestir-se, manter-se arrumado (a) e usar corretamente o uniforme / traje de lobinho.
( ) F3 – Saber arrumar a sua cama, a sua mochila escolar e manter sua mochila em ordem durante um acampamento; contribuir com a limpeza e arrumação dos lugares que usar.
( ) F4 – Demonstrar que conhece e pratica as regras de circulação de pedestres ou ciclistas e os principais sinais de trânsito.
( ) F5 – Demonstrar conhecer os cuidados básicos para a prevenção de acidentes domésticos com facas, fogo, eletricidade, gás, janelas, etc
( ) F6 – Saber os primeiros socorros em cortes, queimaduras e outros pequenos ferimentos.
( ) F7 – Fazer as três principais refeições do dia: desjejum, almoço e jantar em horários adequados.
( ) F8 – Conhecer a importância de uma boa alimentação para a saúde e consumir alimentos variados, praticando cuidados com a higiene.
( ) F9 – Conhecer Bagheera e compreender porque ela ensina a viver uma vida saudável.
( ) F10 – Participar de duas excursões ao ar livre com a Alcateia.
( ) F11 – Escolher um esporte, aprender algumas coisas sobre ele e praticá-lo. Relatar essa experiência para um Velho Lobo.
INTELECTUAL: KAA
( ) I1 – Conhecer o material individual para um acampamento / acantonamento, arrumar a sua mochila e enrolar um saco de dormir.
( ) I2 – Aprender cinco frases úteis em outro idioma.
( ) I3 – Acertar a maioria dos objetos num jogo do Kim (de visão, audição, tato, olfato ou paladar).
( ) I4 – Ler no Guia do Lobinho a história das Caçadas de Kaa.
( ) I5 – Contar resumidamente para a Alcateia um livro que tenha lido por recomendação de seus pais ou professores.
( ) I6 – Fazer os nós direito, direito alceado, aselha, de correr, saber para que servem e aplicá-los numa atividade.
( ) I7 – Encapar um livro.
( ) I8 – Embrulhar um presente.
( ) I9 – Costurar um botão ou um distintivo em seu uniforme ou manta de Conselho.
( ) I10 – Participar da criação e apresentação de um esquete em uma Flor Vermelha.
( ) I11 – Fazer uma pintura, modelagem, colagem ou outro trabalho em arte visual e expor na gruta da Alcateia.
( ) I12 – Saber cantar três canções típicas da Alcateia e participar de uma dança da Jângal.
CARÁTER: BALOO
( ) C2 – Trazer para a Alcateia a ideia de um jogo agradável e divertido ou contar uma história engraçada.
( ) C3 – Demonstrar que é capaz de manter o bom humor em um momento de dificuldade.
( ) C4 – Contar para um Velho Lobo uma situação em que disse a verdade, mesmo correndo o risco de ser repreendido (a).
( ) C5 – Encarregar-se de um dos serviços da Alcateia durante um Ciclo de Programa e realizar bem essa tarefa.
( ) C6 – Mostrar a um Velho Lobo os melhores trabalhos ou tarefas que realizou nos últimos seis meses.
( ) C7 – Planejar, organizar e executar um pequeno projeto científico, artístico ou utilitário.
( ) C8 – Contar para um Velho Lobo sobre os conselhos recebidos de seus pais e professores e como está se esforçando para atendê-los
AFETIVO: RIKI TIKI TAVI
( ) A2 – Cumprimentar outros membros do Grupo Escoteiro por meio da saudação do lobinho e do aperto de mão.
( ) A3 – Trazer um amigo ou parente para participar de uma reunião e conhecer a Alcateia.
( ) A4 – Trazer fotos de sua família e mostrar à Alcateia contando algo sobre cada pessoa e sobre as coisas que mais gosta de fazer com elas
( ) A5 – Participar de um acampamento ou acantonamento com sua Alcateia sem a presença de seus pais.
( ) A6 – Fazer uma lista com 5 coisas que o (a) deixam alegre, 5 coisas que o (a) deixam triste e 5 coisas que lhe dão medo e mostrá-la a um Velho Lobo ou compartilhar com os companheiros em uma roda de conversa com a Alcateia.
( ) A7 – Conhecer a história de Rikki Tikki Tavi.
( ) A9 – Participar com sua Alcateia ou Grupo Escoteiro de uma campanha de ajuda ao próximo, doando algo seu para a campanha.
SOCIAL: KOTIK
( ) S5 – Ouvir o episódio “Flor Vermelha” – 2ª parte de “Irmãos de Mowgli”
( ) S6 – Contar para um Velho Lobo quais são as principais regras de sua escola, de sua casa e da Alcateia.
( ) S7 – Participar da eleição do Primo e do Segundo de sua Matilha.
( ) S8 – Participar ativamente de um Jogo Democrático e de uma Roca do Conselho, expressando as suas opiniões com franqueza e respeito.
( ) S9 – Ter uma lista com telefones úteis e dos serviços de atendimento a emergências.
( ) S10 – Conhecer os elementos que constituem a Bandeira Nacional, o seu simbolismo e respeitá-la.
( ) S11 – Conhecer o Hino Nacional Brasileiro e cantá-lo com seus companheiros, adotando uma postura de respeito.
( ) S12 – Participar de um desfile cívico.
( ) S13 – Saber quais são as diversas Seções do seu Grupo Escoteiro e participar de atividade com alguma delas ou com todo o Grupo.
( ) S14 – Visitar outro Grupo Escoteiro e participar de atividade com a Alcateia.
( ) S15 – Participar de uma atividade distrital ou intergrupos do Ramo Lobinho.
( ) S16 – Ajudar a cuidar de uma planta ou de um animal de estimação em casa.
( ) S17 – Selecionar e classificar materiais para coleta seletiva do lixo em sua casa.
( ) S18 – Fazer economia de água e de energia elétrica, relatando a um Velho Lobo os resultados.
ESPIRITUAL: FRANCISCO
( ) E1 – Em um passeio com a Alcateia, observar as belas coisas da natureza e agradecer por existirem.
( ) E2 – Fazer um cartaz com coisas criadas por Deus e afixar na gruta.
( ) E3 – Pesquisar uma oração de agradecimento em livros de sua religião e anotá-la no livro de orações da Alcateia.
( ) E4 – Fazer as orações da Alcateia em duas reuniões semanais.
( ) E5 – Representar artisticamente um símbolo de sua religião e apresentar à Alcateia, explicando o seu significado.
( ) E6 – Perguntar para sua família sobre o que ela acredita serem os deveres para com Deus, explicando depois para um Velho Lobo.
( ) E7 – Fazer uma lista com as religiões de todos os lobinhos, colocando os nomes que elas dão àquele que entendem como o Ser Superior.
( ) E8 – Visitar um templo de outra religião e manter uma atitude de respeito.
CAMINHO DO CAÇAR / ESTRELAS – PÁG 123 A 143
Ao completar 35 atividades, conquista o distinitivo do Caçador. Quando completa as outras 35 atividades, finaliza a Progressão, sendo apto para o Cruzeiro do Sul (distintivo Máximo do Ramo Lobinho)
FÍSICO: BAGHERA
( ) F12 – Desenhar uma silhueta humana com os principais órgãos e sistemas e explicar o seu funcionamento.
( ) F13 – Conhecer os sinais das doenças mais comuns da infância e avisar seus pais caso perceba algum desses sinais em você.
( ) F14 – Saber utilizar um termômetro, ter cuidados com a exposição ao sol / friagem e conhecer e respeitar os limites de seu corpo.
( ) F15 – Fazer um diário relatando as atividades que fez durante cada dia de uma semana e analisar como tem utilizado o seu tempo.
( ) F16 – Cuidar da limpeza do seu corpo; dormir, comer e brincar nas horas certas.
( ) F17 – Percorrer uma pista de obstáculos preparada por um Velho Lobo.
( ) F18 – Passar em uma Falsa Baiana ou subir em uma árvore ou virar cambalhota / estrela.
( ) F19 – Praticar um esporte com regularidade, relatando as suas atividades a um Velho Lobo.
( ) F20 – Participar de dois acampamentos ou acantonamentos, de duas excursões e de uma caminhada de 1 km a 3 km com a Alcateia.
( ) F21 – Saber aplicar ataduras e tipoias.
( ) F22 – Identificar as situações que oferecem perigo nas atividades escoteiras e apontar os cuidados que se deve tomar para evitá-los.
( ) F23 – Conhecer a pirâmide dos Alimentos, os grupos alimentares e suas funções e consumir alimentos de todos os grupos.
( ) F24 – Preparar uma refeição simples e saudável em atividade da Alcateia.
INTELECTUAL: KAA
( ) I13 – Acender uma fogueira simples e saber apagá-la.
( ) I14 – Conhecer a Rosa dos Ventos e o Cruzeiro do Sul, reconhecê-lo no céu e saber se orientar por ele.
( ) I15 – Fazer uma compra e prestar contas do pagamento.
( ) I16 – Fazer os nós de escota, escota alceado, volta do fiel, saber para que servem e aplicá-los numa atividade.
( ) I17 – Dar corretamente um recado da Alcateia para seus pais ou vice-versa.
( ) I18 – Ensinar um jogo para os (as) lobinhos (as).
( ) I19 – Escrever uma carta para um Velho Lobo e colocá-la no correio ou passar um telegrama ou mandar uma mensagem por e-mail.
( ) I20 – Demonstrar para a Alcateia um conhecimento ou uma habilidade que possui.
( ) I21 – Avaliar uma atividade de que tenha participado, identificando os pontos positivos e negativos e fazer sugestões de melhoria
( ) I22 – Ler ou ouvir um dos episódios do Livro da Selva: “Os Cães Vermelhos”, “O aguilhão do rei” ou “Como apareceu o medo” e expressar suas conclusões.
( ) I23 – Conhecer os personagens da Jângal e suas características, relacionando suas qualidades com as das pessoas com as quais convive
( ) I24 – Participar de uma roda de conversa da Alcateia sobre um fato ocorrido ou sobre um filme / livro e emitir a sua opinião.
( ) I25 – Possuir uma pequena biblioteca de livros infantis tendo lido a maioria deles.
( ) I26 – Conhecer e usar uma bússola e outras três novas ferramentas.
( ) I27 – Saber como usar os recursos da farmácia da Alcateia e os cuidados que deve ter com eles.
( ) I28 – Descobrir o que as pessoas fazem em cinco profissões diferentes.
( ) I29 – Entrevistar alguém que tenha uma profissão de seu interesse, saber o que é preciso para bem desempenhá-la e contar para a Alcateia.
CARÁTER: BALOO
( ) C9 – Analisar o comportamento das personagens em Caçadas de Kaa, percebendo as ações certas e as erradas e suas conseqüências.
( ) C10 – Fazer uma lista com coisas que pode fazer e coisas que não pode fazer e discutir sobre elas em roda de conversa da Alcatéia.
( ) C11 – Narrar ou representar a história de uma pessoa cujo trabalho seja ajudar os demais.
( ) C12 – Aplaudir, por meio de um Bravo verdadeiramente alegre, a vitória de seu adversário numa competição.
( ) C13 – Conhecer a história “Tigre Tigre” e comparar a promessa de Mowgli com a sua Promessa de Lobinho. Discutir isso com um V Lobo.
( ) C14 – Fazer uma lista com suas atitudes no dia-a-dia que mostram que você fez o Melhor Possível para cumprir a Lei do Lobinho e a sua Promessa.
( ) C15 – Empenhar-se para fazer alguma coisa que tenha encontrado dificuldade ou que não tenha conseguido fazer.
( ) C16 – Listar os seus pontos fortes e seus pontos fracos, identificar o que mais precisa melhorar em você e esforçar-se para isso.
AFETIVO: RIKI TIKI TAVI
( ) A10 – Conhecer a família de um (a) lobinho (a) da Alcatéia e convidar um (a) lobinho (a) para um momento de convivência com sua família.
( ) A11 – Anotar durante duas semanas todas as boas ações que praticou diariamente e apresentar para um Velho Lobo.
( ) A12 – Fazer uma economia para comprar algo útil para a Alcatéia ou para alguém à sua escolha.
( ) A13 – Visitar com sua Matilha um asilo / creche ou outra entidade de assistência e ajudar a fazer algo de que necessitam.
( ) A14 – Ter uma agenda com telefone e/ou e-mail dos seus amigos (as) e manter contato com eles.
( ) A15 – Ajudar algum amigo (a) com algo que seja difícil para ele (a) e relatar esta experiência a um Velho Lobo.
( ) A16 – Receber com alegria os lobinhos (as) novos (as) e ajudá-los (as) a se integrarem à Alcatéia, contando-lhes sobre as tradições e ensinando algo do Caminho do Integrar.
( ) A17 – Pedir para a sua Matilha e para os Velhos Lobos escreverem algumas qualidades e defeitos seus e refletir sobre isso.
( ) A18 – Conhecer as principais diferenças físicas entre homens e mulheres e perguntar a seus pais ou para os Velhos Lobos sobre curiosidades que tenha a respeito de sexo.
( ) A19 – Pesquisar sobre as realizações de três homens e de três mulheres que foram importantes para a humanidade.
SOCIAL: KOTIK
( ) S19 – Manter seu quarto e os seus pertences em ordem.
( ) S20 – Desempenhar as tarefas de serviço que lhe couberem durante um acampamento e nas reuniões da Alcatéia.
( ) S21 – Fazer com sua Matilha um cartaz ilustrado com os Direitos Universais da Criança (ONU – 1959).
( ) S22 – Fazer uma pesquisa sobre as características da região onde mora (relevo, clima, hidrografia, fauna, flora) e sobre a história de sua cidade ou bairro.
( ) S23 – Participar de atividade sobre a cultura popular brasileira com sua Alcatéia ou escola e demonstrar que conhece uma canção, uma dança e uma brincadeira folclórica do Brasil.
( ) S24 – Confeccionar um objeto reutilizando embalagens vazias e outros resíduos sólidos.
( ) S25 – Ajudar na manutenção de um jardim ou de uma horta.
( ) S26 – Visitar um Zoológico e/ou um Jardim Botânico (ou Horto Florestal, Viveiro de plantas, propriedade rural de produção agrícola, etc.).
( ) S27 – Localizar em um guia de ruas a sua casa, a sua escola, a sede do Grupo Escoteiro e outros pontos de interesse: farmácia, padaria, papelaria, correio, hospital, supermercado, ponto de ônibus e/ou estação do metrô, igrejas, parques, etc. e saber quais são e onde estão os principais serviços públicos. Conhecer os meios de transporte que pode utilizar para ir de sua casa para esses lugares.
( ) S28 – Visitar um lugar público como: grupamento de bombeiros, redação de jornal, emissora de rádio ou TV, museu, biblioteca pública, etc
( ) S29 – Conhecer a história de Kotick, a foca branca.
( ) S30 – Ler ou ouvir a história resumida da vida de Robert Baden-Powell e da criação do Movimento Escoteiro.
( ) S31 – Participar de uma atividade distrital ou regional do Ramo Lobinho ou JOTA / JOTI.
( ) S32 – Conhecer a organização de um Grupo Escoteiro e divulgar o seu Grupo Escoteiro na escola onde estuda por meio de cartazes ou por depoimentos, vídeos, folders.
ESPIRITUAL: FRANCISCO
( ) E9 – Participar de uma roda da Alcatéia em que todos agradecem pelo que têm e pela ajuda recebida uns dos outros ou de terceiros.
( ) E10 – Procurar uma forma de praticar uma boa ação em seu G.Escoteiro ou em sua escola e realizá-la.
( ) E11 – Criar uma oração e conduzí-la em um momento especial com a sua família ou na Alcatéia.
( ) E12 – Pesquisar uma oração em forma de canção e ensiná-la para a Alcatéia.
( ) E13 – Dizer para um Velho Lobo quais são os principais preceitos de sua fé.
( ) E14 – Escrever uma história ou desenhar uma história em quadrinhos que mostre uma situação em que você agiu de acordo com os ensinamentos de sua fé.
( ) E15 – Conhecer a história de Francisco de Assis e sua visão da natureza e das pessoas, inclusive o episódio com o Lobo de Gubbio.
( ) E16 – Fazer uma lista com 5 atitudes positivas que percebeu em outras pessoas.
Os lobinhos aprendem muitas coisas em casa, na escola e na Alcateia. Aprendem para saber mais e, com as coisas que sabem, podem melhor ajudar aos que necessitam de sua ajuda.
Para conquistar os distintivos de Especialidade, o lobinho deve escolher aqueles que domina, dentro dos 5 ramos de conhecimento:
Ciência e Tecnologia
Desportos
Cultura
Serviços
Habilidades Escoteiras
Consulte o site da UEB que dá acesso ao grupo completo de especialidades. O guia de Especialidades também pode ser adquirido na Loja Escoteira.
Escolha uma especialidade sobre a qual tenha interesse e pergunte a um “Velho Lobo” como se faz para conquistá-la. Algumas será necessário apresentar para os demais lobinhos. Outras basta gravar um video e mandar para a chefia.
Cada especialidade tem um número de atividades. Completando 1/3, o lobinho já conquista o Nível 1. Completando 2/3, recebe o Nível 2. Ao completar 100% das atividades, conquista o Nível 3
ONDE COSTURAR
Na manda DIREITA vão os distintivos de Especialidades de Desportos, Ciência e Tecnologia e Cultura, logo abaixo do Numeral (o que tem 125)
Na manda ESQUERDA vão os distintivos de Especialidades de Habilidades Escoteiras e Serviços, logo abaixo do Distintivo de Progressão.
O Ramo Lobinho do movimento escoteiro oferece várias insígnias especiais que os lobinhos podem conquistar ao longo de sua jornada. Algumas dessas insígnias incluem a Insígnia do Aprender, a Insígnia do Cone Sul, a Insígnia Mundial Escoteira de Meio Ambiente e a Insígnia da Lusofonia. Cada insígnia tem seus próprios requisitos e objetivos, e os lobinhos podem trabalhar para conquistá-los ao longo de sua jornada no movimento escoteiro.
Conquistar essas insígnias é uma ótima maneira para os lobinhos aprenderem novas habilidades, explorarem novos interesses e desafiarem a si mesmos. Além disso, elas são uma ótima maneira de mostrar o quanto eles cresceram e se desenvolveram como lobinhos.
O movimento escoteiro incentiva os lobinhos a trabalharem para conquistar essas insígnias especiais e continuar crescendo e se desenvolvendo dentro do movimento.